Como construir um portfólio de produtor de conteúdo

É preciso estratégia para escrever um portfólio dinâmico e com visual interessante para quem está chegando. Vamos construir este aqui juntos?

Eu sempre tive currículos, como todo mundo. Um padrão simples ou algo mais arrojado, mas nada que significasse um investimento de tempo e design muito grandes. Sempre tive também o linkedin e até então, a vida seguia nos conformes. Mas, com estas mudanças de paradigmas no comportamento e consumo de mídia, está na hora de pensarmos um pouco adiante.

Com tantas mudanças nesse ano de isolamento social - o que deveria ser quarentena de um mês virou cinco, não é mesmo? - nossos hábitos de consumo também seguiram a onda. Nossas horas em frente à televisão, celular e computador triplicaram, mesmo se você não trabalha com as ferramentas. Na ânsia de fazer o tempo passar, seguimos consumindo filmes e séries, compramos alguns livros, nunca estivemos tanto nas redes sociais. 

conteudo-curriculo

Os trabalhos também se transformaram. Depois de décadas de supostas inovações nos trabalhos, finalmente o home office se fez como uma imposição, obrigando empresas a adotarem a prática com grandes resultados, mesmo em tempos difíceis. O outro lado também sabemos, das demissões e crise econômica que esta parada sanitária obrigatória causou. E é justamente agora que chegamos ao portfólio.

Eu sempre tive blog, sempre 'brinquei' pela internet, mas este ano resolvi levar a sério. Ainda assim, precisei de todo esse tempo, não sei quantas versões de currículo - mas ainda naquele padrão corporativo - tentativas sem fim de entrar nestes sites que oferecem construção de portfólio mas que te pegam no fim da linha com uma assinatura obrigatória... e resolvi seguir meu próprio caminho.
Com estou habituada ao blogger, fiquei por aqui, arrumei a casa e estou montando. É certamente mais trabalhoso do que as empresas que oferecem o serviço, mas no fim, o resultado é muito parecido. O fato é: não importa que plataforma você vai usar, desde que faça sua estratégia de exposição do conteúdo, especificamente se trabalhar com produção de conteúdo faz parte dos seus objetivos.

Se você trabalha na área, redação, copywriting, social media, influencer, sabe que conteúdo é o rei, mas a estratégia, sua rainha. Um não vive sem o outro. Então, se liga nas dicas - parecem óbvias, mas às vezes são justamente as que deixamos passar:
  • Separe seu melhor conteúdo: tanto os links quanto os prints. Não esqueça, vivemos em uma era de imagens, então, por mais que amemos o texto, precisamos deixá-lo atraente;
  • Tópicos: da mesma forma que a internet ama listas, os marcadores e tópicos temáticos te ajudam na construção do portfólio digital. Aqui no blog, há a barra superior, que separa meus principais caminhos e experiências de trabalho;
  • Não tenha pressa, mas não perca tempo. Apesar de ter alguma experiência em produção de conteúdo, estou reconstruindo o portfólio hoje, finalmente organizando a casa. É um trabalho que demanda tempo e atenção e se prepare para isso, sem procrastinar. Pode ser a sua chance, no futuro, de conseguir um trabalho bacana;
  • Invista em um texto chamativo: venda seu peixe. Esse clichê vale muito aqui, mas não conte histórias de pescador. Esse também é de ouro. Não invente trabalhos, aumente currículo, crie graduações. Sabemos que isso entrou na moda no Brasil com uma advogada e um suposto secretário de cultura, mas, ainda bem, não vingaram.
  • Redes Sociais e Contato: essa dica é a mais óbvia de todas, mas deixe visíveis as formas de contato (e-mail é mais seguro do que telefone), os caminhos para te encontrarem nas redes sociais.
  • Feedback: da mesma forma que o linkedin sugere que peçamos recomendações, não seria interessante tê-las em um ambiente seu que as pessoas, possíveis empregadores pudessem ver? Peça feedback de trabalhos anteriores aos colegas e chefes - só há ganhos nisso.
Acho que assim já podemos começar bem o trabalho. Invista tempo, porque é o momento em que você precisa pensar nos seus interesses e objetivos de carreira. Acompanhe comigo a construção deste portfólio e vou contando os resultados por aqui. E boa sorte pra gente!

Nenhum comentário: