Folhetim #2 | Parece que começou tudo de novo



Parece que o ano re-começou agora.*

Muita gente diz que o ano só começa depois do Carnaval, mas, para mim, a festa é uma pausa para um respiro, a diversão nacional e o retorno para o dia a dia. Adoro o Carnaval, não me entenda mal, mas na minha situação de vida desde a pandemia, nunca mais tive férias ou um intervalo grande e despreocupado de descanso. Ossos do ofício de ser pessoa jurídica em um mercado, infelizmente instável, a nossa cultura.

O fato é que se o ano começa agora para a maioria de nós, vamos a ele! Neste primeiro de março, chego com uma conversa boa sobre o livro Kim Jiyoung, nascida em 1982, da sul coreana Cho Nam-Joo. Não vou me estender aqui sobre ele, a resenha está no blog para falarmos de comportamento, sociedade, boa literatura. Um livro curto, tranquilo de ler, muito bem escrito e que nos faz pensar em nossa sociedade, mesmo sendo escrito por alguém do outro hemisfério.



Também neste mês faço aniversário, logo mais no sábado e marco meus 40 anos repensando a vida, começando uma pós-graduação, agora em Produção Editorial, vislumbrando novos horizontes profissionais. Não sei bem onde a vida vai me levar, mas gosto muito de estudar e acho que este curso vai me permitir me aproximar ainda mais dos livros, das letras e quem sabe, encontrar um novo caminho para seguir. E você, já pensou em mudar de área? Já mudou os rumos de sua vida alguma vez? Acho que não é uma pergunta simples e o mundo de possibilidades que a vida nos dá - com mais ou menos recursos, claro - às vezes me deixa perdida, mas eu tento retomar o foco, me concentro e as coisas andam. Com você é assim também?

Eu já quis ser essa pessoa toda planejada na vida e até sou um pouco assim em alguma medida, mas, talvez como muitos de nós, os questionamentos vêm e tento não me prender ao desânimo das dúvidas e pulo esse obstáculo, mesmo sem saber onde vou cair mais adiante. Com esse curso, é um pouco isso: me aprofundar um pouco mais sobre um mercado que eu só conheço de paixão, para ver se o encantamento cruza com a vida real e vira uma coisa só. Algumas comadres do instagram me inspiram a fazer isso sem nem saberem, como a @munikemb e a @gigilelivros. São duas mulheres retadas que confirmam a máxima de que o talento é trabalho e persistência. Eu tento ser assim e sei que os resultados chegam, mas é sempre legal ver pessoas que seguem o mesmo ideal, não? A gente se inspira, respira e segue em frente!


O Folhetim de hoje é um restarte do ano, um pouco mais leve do que deveria, com o livro de Cho Nam-Joo e algumas inspirações. Espero que tenha te servido, porque é coisa pouca, a vida está corrida nesta primeira semana de tudo agora ao mesmo tempo.

O próximo Folhetim promete novas e interessantes histórias, em breve, na sua caixa de e-mail :)

Um beijo,
tati reuter ferreira

*Folhetim edição de pós-Carnaval, 2023.

Nenhum comentário: